Como fazer um inventário de estoque para sua loja?

Manter o controle de estoque é uma tarefa essencial para o sucesso de qualquer loja — seja ela do segmento de moda praia, moda fitness, produtos esportivos, entre muitos outros.

De forma geral, um bom inventário de estoque garante que você saiba exatamente o que tem disponível no estabelecimento, evitando desperdícios e ajudando a planejar reposições e promoções de forma estratégica.

Para te ajudar nesse processo, elaboramos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre um inventário de estoque: o que é, sua importância e passo a passo para fazê-lo de maneira eficiente

Continue a leitura e fique por dentro do assunto!


O que é inventário de estoque?

De forma resumida, o termo inventário de estoque está relacionado com o processo de registrar, organizar e monitorar todos os produtos disponíveis em uma loja.

A partir disso, é possível obter uma visão clara do que está em estoque, o que precisa ser reposto e até mesmo o que não está vendendo tão bem quanto o esperado.


Benefícios do inventário de estoque

Para lojistas que lidam com coleções sazonais, como moda praia e moda fitness, por exemplo, o inventário de estoque é essencial para:

  • Gerenciar coleções passadas: isto é, identificar produtos que precisam de promoções para liberar espaço para novas coleções;
  • Analisar padrões de consumo: como descobrir quais itens têm maior saída e ajustar a curadoria do mix de produtos;
  • Planejar datas sazonais: ou seja, garantir que seu estoque esteja alinhado com datas e tendências específicas, como o lançamento de coleções de verão ou inverno;
  • Redução de custos: uma vez que a empresa sabe exatamente o que está em estoque, a chance de fazer pedidos errados ou em excesso é menor;
  • Melhor atendimento ao cliente: com um inventário de estoque preciso, é possível garantir que a loja possui produtos suficientes para atender à demanda.

De forma geral, com um inventário atualizado, você evita problemas como excesso de estoque, falta de produtos populares ou até prejuízos por peças encalhadas.


Como fazer um inventário de estoque na prática

Agora que você já sabe o que é um inventário de estoque e porque ele é tão importante, confira como fazer um na prática, em passos simples!

1. Planejamento e definição de categorias

Antes mesmo de começar o seu inventário de estoque, é importante planejar o processo e categorizar os produtos. Isso facilita (e muito!) a organização e análise posterior.

Veja alguns exemplos:

  • Roupas de academia: tops, leggings e camisetas;
  • Moda praia: biquínis e saídas de praia;
  • Acessórios: bonés, garrafas e toalhas.

Essas categorias ajudam a identificar quais produtos precisam de mais atenção de cada segmento.

2. Organização do espaço físico

Certifique-se de que o estoque esteja organizado antes mesmo de você começar a contagem. Então, separe as peças por tipo, tamanho, cor ou coleção.

Para produtos delicados, como biquínis ou roupas de academia com tecidos tecnológicos, invista em embalagens adequadas para preservação.

3. Escolha o método de contagem

Outro ponto importante é definir o método de contagem para o seu inventário de estoque.

Você pode optar pela tecnologia para te ajudar nesse processo, como softwares de gestão de estoque, etiquetas com QR code ou códigos de barra. Todas essas alternativas agilizam o processo e reduzem erros.

4. Atualização e análise regular

Lembre-se de uma regra muito importante: o inventário não deve ser feito apenas uma vez.

Ou seja, ele precisa ser revisado periodicamente, seja mensal, semanal ou trimestral, dependendo do fluxo de vendas. Utilize os dados coletados para identificar produtos de maior ou menor saída e ajustar as estratégias de compra.

Leia mais: 7 dicas de como aumentar o ticket médio da sua loja de roupas fitness

5. Salvar as informações obtidas

Por fim, para que todo o processo realizado não seja perdido, é fundamental salvar as informações obtidas. Você pode optar por processos manuais, como agendas, ou contar com a tecnologia e salvar na nuvem, por exemplo.



Principais métodos de controle de estoque aplicáveis

Escolher o método que mais se adeque à realidade da sua loja pode fazer toda a diferença na hora de fazer um inventário de estoque.

Separamos algumas opções para te ajudar a escolher. Confira a seguir!

Método ABC

Esse método ajuda a classificar os produtos de acordo com a sua relevância nas vendas. Isto é:

  • A: itens mais importantes, responsáveis pela maior parte do faturamento;
  • B: produtos intermediários;
  • C: menor relevância, mas que completam o mix de produtos.

Just In Time

O método Just In Time tem como objetivo investir na compra somente do que é necessário, mantendo um estoque mínimo e realizando reposições de forma ágil e com base na demanda. Pode ser eficiente para lojas com limitações de espaço físico. 

PEPS

PEPS é a sigla para o termo Primeiro que Entra, Primeiro que Sai.

Como o próprio nome sugere, o método defende que peças adquiridas primeiro devem ser vendidas primeiro. É ideal para produtos sazonais e evita que itens fiquem encalhados.


Como evitar erros comuns no inventário de estoque?

Mesmo com um sistema bem organizado, alguns erros podem comprometer o controle do estoque. Veja como evitá-los:

  • Não contabilizar devoluções ou trocas: esse é um erro comum entre grande parte dos vendedores. Para evitar problemas futuros, sempre registre esses movimentos no estoque para que os números refletem a realidade;
  • Ignorar produtos em consignação ou mostruário: lembre-se de que esses itens também fazem parte do inventário e precisam ser controlados.
  • Falta de periodicidade: realizar inventários apenas esporadicamente pode gerar discrepâncias e prejudicar o planejamento. Já reforçamos neste artigo a importância de uma análise regular!

Dica extra: treine sua equipe para que todos compreendam a importância do inventário e sigam os processos corretamente.


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